Release CD Danças da Terra e do Mar

   

DANÇAS DA TERRA E DO MAR

 

Esse disco é o registro da trilha sonora de um trabalho de danças populares que venho acompanhando durante todo o ano de 2013, as DANÇAS DA TERRA E DO MAR.
É um trabalho apoiado pelo ponto de cultura OS Tesouros da Terra, aqui da vila de Lumiar. Os participantes são pessoas simples, uma mistura curiosa de adeptos do Santo Daime com lavradores locais. Ninguém é dançarino, nem tem condições técnicas para passos elaborados. A coreógrafa Silvia de Araújo então se baseou nos movimentos ancestrais, para fazer as coreografias.

É bonito de se ver, a puxada de rede, o corte da cana, a cata do café.... ...e o povo todo vai entrando na dança, no jongo, no xote de roda, numa alegre celebração. Essas danças são apresentadas nas pequenas vilas aqui dessas montanhas, no meio da rua, em festas populares. O repertório vem da raiz, de músicas folclóricas a pontos de umbanda, acompanhadas por minha viola caipira e pelos atabaques. Trouxe para tocar comigo nesse trabalho um ogã de candomblé, o Fabrício. Quando o trabalho ficou pronto resolvi registrar, para que a dança não deixasse de acontecer, quando eu não pudesse estar presente.

Gravei aqui mesmo, em Lumiar, no estúdio caseiro do músico Maurício Barreto, com a verba de um pequeno patrocínio, oferecido por Márcia Sklarowsky, uma fã que se tornou amiga. No início, a intenção era apenas fazer um registro. Mas, quando comecei a gravar, o feitiço da coisa me pegou. Apesar de ser muito simples, o resultado ficou belo, forte, mágico, verdadeiro. Fiquei tão satisfeita com o resultado técnico e artístico, que me animei a fazer dessa gravação um produto, e consegui mais uma verba com Márcia, para fazer as primeiras duzentas cópias. Fiz eu mesma um projeto gráfico caprichado, com imagens feitas em apresentações locais, fotos de Pedro Kiua e de Iara Reis.

Faz tempo que eu queria registrar esse meu lado raiz, do tambor, dos pontos, e isso está um presente nessa trilha. Cantem comigo, mergulhem nessa vitalidade cativante e venham dançar conosco, nas DANÇAS DA TERRA E DO MAR!